quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal?

Fui a contemplada para ser a única portuguesa a trabalhar na véspera de natal, e para sair a meia noite apenas.
Todos os colegas que estavam a trabalhar não festejam o natal por motivos religiosos por isso todos me perguntavam: não és cristã? Não devias estar a celebrar o natal?
Pois mas eu não tive escolha, e não contrário deles não fui eu que me voluntariei para trabalhar na véspera de natal. Mesmo não acreditando ou tendo significado todos me desejavam feliz natal, foi muito bonito ver que apesar de tudo, as pessoas respeitam e aceitam a forma de viver dos outros.
Estava muito ansiosa por chegar a casa pois a festa dos portugueses foi aqui e eu sabia que quando chegasse haveria prendas e espírito natalício, como em casa. Mas como tudo me corre trocado, a minha boleia para casa tardou, por estar a comemorar o seu próprio natal e eu cheguei a casa perto das duas da manhã.
Já não havia nem pessoas, nem lareira acesa, nem espírito natalício. Apenas uma casa para arrumar e o restos de uma festa que costumava ser a minha altura do ano favorita.
O meu colega de casa ouviu me entrar, chamou-me para um abraço de feliz natal e depois deixei-o descansar pois todos entravam muito cedo hoje no trabalho.
Aí sim a tristeza invadiu me, a ansiedade de chegar a casa não era a esta. Mas sim a minha casa em Portugal onde a minha família estaria a volta da mesa com as rabanadas e o bacalhau da minha avó.
Quis tanto chegar a casa, pensando que seria esta, mas a casa que eu quero realmente chegar está apenas no meu coração e na minha cabeça.
O natal não teve o mesmo sabor, nem para mim nem para quem ficou em casa a sentir a minha falta. Acho que acabei de perder o gosto à minha altura do ano favorita.

1 comentário:

  1. nunca gostei muito do natal, sempre foi uma época um pouco triste para mim.
    mas depois a minha estrelinha nasceu e a partir desse dia o natal ganhou novo brilho, nova alegria, e a partir dai comecei a gostar muito do natal.
    depois com o nascimento da macaquinha mais nova, claro que o natal voltou a ganhar novo brilho, novo sabor, nova alegria.
    este foi um natal triste, sofrido, e pouco vivido, a sentir que faltava ali a pessoa que esteve sempre connosco, que nunca nos deixou, e ela não estava em lado nenhum, foi uma noite de lembranças e tentar saber o que faria se aqui tivesse.
    não tens nada q perder o gosto ao natal, pois este foi um acidente de percurso e de certeza que para o ano vais vive-lo de uma forma tão intensa, que este natal de 2013 será esquecido para sempre.

    ResponderEliminar