segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O maior obstáculo: snakke norsk

O norueguês e um pesadelo para qualquer nativo de língua latina. Ainda mais desafiante, para quem nunca teve um curso básico de alemão como e o meu caso.
Sendo o meu trabalho de contacto directo com o público já experiênciei todo o tipo de reações ao facto de eu não falar ainda o mínimo de norueguês. Tal como em tudo da vida houve quem se me desejasse boa sorte e força e quem me perguntasse quem raio me tinha posto a trabalhar neste pais sem saber falar a língua oficial.
Se os noruegueses sabem falar inglês, escondem no muito bem. Evitam, recusam e até se fazem de parvos. Segundo um norueguês, isto acontece pela simples razão dos noruegueses serem um povo reservado e tímido. Têm vergonha de se expressar em inglês, e as tantas já não sei quem faz mais figura de parvo: se eu por continuar a tentar e desfazer em línguas para me expressar e acompanhar o ritmo, ou se eles, por se quererem tanto fazerdes e parvos que acabam por passar mesmo por estúpidos.
Não era este país que se gabava de ter inglês implementando na escola como disciplina obrigatória desde os anos 60? Está na hora povo, toca a facilitar a vida dos emigras.
No dia que conseguir passar um dia inteiro sem usar uma única frase inglês para me conseguir desenrascar em norueguês, passo a ser a minha própria heroína!

Sem comentários:

Enviar um comentário