quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O céu cá do sítio

Desde que cheguei que me impressionou bastante o facto de nesta terra não se conseguir uma estimativa da horas através do sol, ou do céu. O sol não se tem mostrado nos últimos dias, e lembro me da primeira semana em que cheguei, onde o sol já estava praticamente a pôr-se e nos dizíamos: "como e possível!? ainda não fiz nada hoje!" É claro que não tínhamos feito nada... Esse céu meio estranho adivinhava quase as duas da tarde.
Há já alguns dias que as 16h00 já esta noite cerrada, escura como o breu e nós acabamos por nos acostumar, as horas começam a fazer mais sentido agora que o jet lag desapareceu e já jantamos por volta das 19h00, como é comum na Noruega (ou mais cedo vá).
Ontem, por voltas das duas da manhã, acordei. Era uma luz que me acordava e que vinha da janela do quarto. Aqui como cortinados são rarissimos, a luz que me acordava directamente da janela vinha do céu, que o iluminava por completo e o tornava cor de laranja! Luz intensa o suficiente para me acordar.
Chamei pelo nome de uma das minhas colegas de casa, que se encontrava na cozinha e perguntei em pânico, já com o coração a prever que algo de terrível se passava neste país e que só eu tinha notado:
- O céu está laranja! Esta tudo iluminado! Esta tudo bem? Ainda é de noite não é? Que se passa?
 E ela muito pacientemente, mas com vontade de ser se escangalhar a rir, explicou-me que tal fenômeno alienígena para a minha cabeça se devia ao aglomerado de luz em excesso da cidade e também pelo factor reflector da neve.
Então voltei a deitar-me mas desta vez a observar o céu, desconfiada mas absolutamente surpreendida por aquele fenômeno magnífico.
E esta começa a ser a minha Noruega, onde depois de almoço, a noite teima em impor-se de forma avassaladora, e quando as pessoas estão a dormir o céu permite às pessoas que sofrem de insônias, maravilharem-se com este lindo espetáculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário